Document details

Formação do psicólogo: desafios e perspectivas a experiência da Universidade Católica de Brasilia

Author(s): Freitas, Marta Helena de

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/123456789/59

Origin: Oasisbr

Subject(s): Formação de psicólogos; Clínica-escola em psicologia; Serviços em psicologia


Description

Made available in DSpace on 2016-10-10T03:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Formação do psicólogo_desafios e perspectivas - A experiência da UCB.pdf: 2344315 bytes, checksum: 0a3c89af61c83006cbf6cf3d8bc7f002 (MD5) license_url: 52 bytes, checksum: 2f32edb9c19a57e928372a33fd08dba5 (MD5) license_text: 22213 bytes, checksum: e5ab02833671caf23d1762c73d9d7465 (MD5) license_rdf: 24658 bytes, checksum: 9d3847733d3c0b59c7c89a1d40d3d240 (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: d58b66283bd1e5c2dab46202e362bafc (MD5) Previous issue date: 2001

O artigo discute a formação do Psicólogo no contexto atual e apresenta o modo como o Curso de Psicologia da UCB tem procurado responder aos desafios próprios deste contexto. São apresentados alguns dos paradigmas revisados quando da elaboração do projeto pedagógico do referido curso e como essa revisão tem sido debatida, discutida e construída junto ao corpo docente e discente do curso. Uma das experiências relatadas trata do processo de implantação do Centro de Formação em Psicologia Aplicada, por meio do qual são oferecidos os serviços de Psicologia. Numa perspectiva integradora dos diversos conhecimentos produzidos em Psicologia e respectivas implicações práticas, as atividades desenvolvidas no Centro têm oferecido suporte para as principais atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo corpo docente e discente da área específica e/ou de interfaces.

This paper discusses the problem of the formation of the psychologist in the current context and presents the way that the Psychology course at the Catholic University of Brasilia (UCB) has found to face the specific challenges posed by This context. Some of the paradigms which were revised during the elaboration of the pedagogical project of the course are presented here, as well as how this revision has been debated, discussed and carried out together with the professors and students of the course. One of the reported experiences is the implementation of the Training Center in Applied Psychology, where psychology services are offered. Based On an integrated perspective of the multiplicity of knowledge produced in the psychological field of study and its practical implications, the activities carried out in the Center have been the support for the main teaching activities, research and extension, developed by professors and students in specific areas and/or interfaces.

Sim

Publicado

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents