Autor(es): Esteves, Leonardo
Data: 2024
Origem: Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
Assunto(s): Crítica cinematográfica; cinema-direto; cinema francês; Maio de 68; Film criticism; direct-cinema; French cinema; May 68
Autor(es): Esteves, Leonardo
Data: 2024
Origem: Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
Assunto(s): Crítica cinematográfica; cinema-direto; cinema francês; Maio de 68; Film criticism; direct-cinema; French cinema; May 68
La reprise du travail aux usines Wonder (1968) is a short film shot by students of the Institut des Hautes Études Cinématographiques in an improvised way, revealing an episode at the door of a factory during the events of May 68. The film will gain prominence in the pages of Cahiers du cinéma, being hailed by Jacques Rivette as the “only one that is truly revolutionary” among the so-called “films of May”. It will then feature prominently in a pair of articles written by Jean-Louis Comolli on direct-cinema, continuing Rivette’s enthusiasm. This essay proposes an analysis of the critical reception of this short film in Cahiers, questioning the idea of a revolutionary cinema and its conceptual bases.
La reprise du travail aux usines Wonder (1968) é um curta-metragem rodado por estudantes do Institut des Hautes Études Cinématographiques de forma improvisada, revelando uma discussão na porta de uma fábrica durante as ocorrências do Maio de 68. O filme vai ganhar relevo nas páginas dos Cahiers du cinéma, sendo saudado por Jacques Rivette como o “único que é verdadeiramente revolucionário” entre os chamados “filmes de Maio”. Em seguida irá figurar com destaque em um par de artigos de Jean-Louis Comolli sobre o cinema-direto, dando continuidade ao entusiasmo de Rivette. Este ensaio propõe uma análise da recepção crítica do curta-metragem nos Cahiers, questionando a ideia de filme revolucionário e suas bases conceituais.