Autor(es):
Abreu, João
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10314/10078
Origem: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Assunto(s): Marketing; Marketing digital; Inbound Marketing; Motores de pesquisa (SEO); Website; MOKA
Descrição
No presente relatório serão apresentadas as tarefas desenvolvidas durante o estágio curricular realizado na Moka, agência digital, com presença na Argentina e na Noruega, entre 12 de junho e 8 de agosto do corrente ano. A Moka presta vários serviços na área de web design, sendo que todas as suas atividades são realizadas em regime remoto. Por essa razão o presente estágio foi não presencial, reportando à agência da Noruega. Tendo em consideração o plano de estágio definido, todo o estágio foi concretizado em torno das propostas mencionadas, consistindo no desenvolvimento de uma estrutura para um plano de marketing digital, no desenvolvimento de um plano de inbound marketing e nas análises relativas a otimização de motores de pesquisa (SEO). De forma resumida, as tarefas iniciaram-se com o desenvolvimento de um plano estrutural de marketing digital. O mesmo resultou num documento dividido em quatro capítulos com breves abordagens sobre as várias temáticas de acordo com um plano de marketing digital, ou seja, como o estudo deve ser desenvolvido, quais os objetivos a ter conta, a apresentação das estratégias e a identificação de quais as mais adequadas para serem utilizadas pela agência. Por fim, é sintetizado como é elaborada a avaliação do plano digital de marketing. Relativamente ao plano de Inbound Marketing, o seu desenvolvimento foi realizado através da utilização de estratégias baseadas nos objetivos que a agência apresenta e ações que têm como propósito atrair novos clientes. Na auditoria de SEO foi elaborada uma abordagem abrangente ao website da agência e respetivos clientes, através da utilização de várias ferramentas, sendo aplicado o conhecimento prévio já adquirido na área, para que fossem avaliados e posteriormente identificados os seus problemas e respetivas soluções. O objetivo destas auditorias é poder aumentar a posição dos websites no ranking orgânico do Google, bem como aumentar o tráfego orgânico dos respetivos websites. Tendo sido este o primeiro contacto do estagiário com o mundo empresarial, considerase que a oportunidade dada foi muito benéfica e construtiva para a sua visão profissional, dado que teve total liberdade e confiança por parte da agência para desenvolver as suas tarefas.