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Relatório de Estágio Curricular – IPSS Florinhas do Vouga (Aveiro)

Author(s): Amaral, Susana

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/448

Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda

Subject(s): Animação Sociocultural; Florinhas do Vouga


Description

Quando se fala num relatório não se fala numa mera transcrição de materiais estudados ou investigados, mas sim de uma parte essencial de um trabalho de estudo e investigação, ou seja, de uma componente prática. Este relatório insere-se no âmbito de uma unidade curricular designada como “estágio curricular”, relativa ao curso de Animação Sociocultural, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda, com a qual se pretende que sejam aplicadas as componentes teóricas e práticas leccionadas ao longo dos três anos. O estágio teve lugar na Instituição Particular de Solidariedade Social “Florinhas do Vouga”, mais propriamente numa das suas valências sociais, situada no bairro de Santiago, no centro da cidade de Aveiro, o “Laboratório de Saberes”. Este foi realizado seguindo um plano (anexo 1) por um período de três meses, com horário das 9h e 30m às 17h, fazendo uma interrupção para almoço das 12h e 30m às 14 h. Tendo em conta que se trata de um local onde as pessoas são vítimas e também se vitimizam de preconceitos excluindo-se da sociedade onde estão inseridas, esta instituição e falando mais especificamente do “Laboratório de Saberes”, pretende desmistificar este facto e ajudar os indivíduos a enfrentá-lo. Deste modo, a animação sociocultural neste espaço assume-se como um conjunto de acções que são propostas pelo agente (animador) ao grupo em questão, com o objectivo principal de promover nos seus membros atitudes de participação activa no seu próprio desenvolvimento quer social quer cultural. Assim sendo, ajuda a enfrentar certos problemas como os referidos anteriormente, que levam muitas vezes a que os indivíduos tenham uma atitude passiva na vida social, isolando-se. Deste modo, o presente relatório encontra-se dividido em três partes: num primeiro capítulo consta a caracterização da Instituição, que consiste numa análise mais específica acerca da “Florinhas do Vouga”. Posteriormente, no segundo capítulo, pode-se observar uma contextualização teórica acerca do que é a Animação Sociocultural e tudo o que esta implica, dando especial ênfase à exclusão social, e como o animador sociocultural poderá contribuir para minimizar este facto ou ajudar os indivíduos a enfrenta-lo e a combatê-lo. Por último, e não menos importante, o terceiro capítulo, que retrata a parte prática, ou seja, tudo o que foi realizado durante os três meses no “Laboratório de Saberes”, tendo em conta os seus objectivos, público-alvo, e aplicação do que foi analisado no capítulo anterior.

Document Type Bachelor thesis
Language Portuguese
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