Author(s):
Oliveira, Ana Maria Santos
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/10140
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Subject(s): Publicidade; Marketing; Redes sociais; Estratégias; Organizações sem fins lucrativos; Banda filarmónica; Banda de Música de Arrifana; Advertising; Social networks; Strategies; Non-profit organizations; Banda filarmónica; Banda de Música de Arrifana
Description
Tendo como base as entrevistas realizadas ao Presidente e ao Maestro da Banda de Música de Arrifana e o inquérito realizado aos músicos da mesma instituição, o presente projeto de investigação tem como objetivo principal determinar se a utilização da publicidade, do marketing, e a criação de estratégias de conteúdo nas redes sociais é percebida como fundamental pelos seus stakeholders no sentido de contribuir para o desenvolvimento do trabalho da Banda. Este estudo procura assim verificar se a utilização de estratégias ligadas à área do marketing, da publicidade e das redes sociais poderá representar uma mais valia para a instituição, partindo do pressuposto de que, cada vez mais, as Bandas devem pensar como se de empresas se tratassem, no sentido de melhorarem o seu percurso, num mercado fortemente concorrencial. A relevância do tema consiste na tentativa de explicar e compreender de que forma as Bandas Filarmónicas, mais concretamente a Banda de Música de Arrifana, pode utilizar ferramentas da publicidade, do marketing e da comunicação digital em seu benefício, e qual o seu impacto no trabalho da instituição. A presente dissertação pretende contribuir igualmente para o desenvolvimento de estudos nesta área.