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As chupetas ortodônticas estão associadas com o desenvolvimento de mordida aberta anterior? – Revisão sistemática

Autor(es): Gonçalves, Márcia Rebelo Ferreira Costa

Data: 2022

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/11852

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): Mordida aberta anterior; Chupeta ortodôntica; Chupeta convencional; Má oclusão; Crianças; Odontopediatria; Anterior open bite; Orthodontic pacifier; Conventional pacifier; Malocclusion; Children; Pediatric dentistry


Descrição

Objetivo: Avaliar a associação entre o uso das chupetas ortodônticas e o desenvolvimento de mordida aberta anterior em crianças, comparativamente com o uso da chupeta convencional. Metodologia: A pesquisa bibliográfica foi restrita a artigos publicados, entre 2006 e 2022 em quatro bases de dados eletrónicas: PubMed, B-On, Cochrane Library e ScienceDirect. Foram incluídos artigos científicos sob formato de ensaios clínicos, estudos de coorte e revisões sistemáticas. Dois autores, de forma independente, realizaram a extração dos dados e avaliaram o risco de viés e a qualidade dos estudos. Tópico abordado: Dos 1373 artigos potencialmente elegíveis, seis foram incluídos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. Os artigos incluídos demonstraram que as crianças que utilizavam chupetas ortodônticas desenvolveram mordida aberta anterior, no entanto, em menor escala do que as crianças que usavam a chupeta convencional. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nos estudos considerados. O hábito de sucção da chupeta ortodôntica está associado a uma menor prevalência de mordida aberta anterior nas crianças, comparativamente com a sucção de uma chupeta convencional. Embora os resultados apresentados revelem benefícios relativos ao uso de uma chupeta ortodôntica, a evidência na literatura não é clara. Neste sentido, devido à escassez de informação científica sobre a temática abordada, seria desejável que novos ensaios clínicos controlados sejam realizados, utilizando metodologias bem definidas para melhorar a qualidade dos parâmetros avaliados assim como explorar fatores condicionantes relativos a este tópico.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Institucional da Fernando Pessoa; Silva, Cátia Carvalho
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