Autor(es):
Santos, Leonor Duarte Almeida
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/12047
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Assunto(s): Comunicação em saúde; Fisioterapia; Ensino superior; Currículo; Competência clínica; Profissional de saúde; Cuidado centrado no paciente; Empatia; Tomada de decisão partilhada; Health communication; Physiotherapy; Higher education; Curriculum; Clinical competence; Health professional; Patient-centered care; Empathy; Shared decision making; Communication en santé; Physiothérapie; Enseignement supérieur; Programme d’études; Compétence clinique; Professionnels de la santé; Soins centrés sur le patient; Empathie; Prise de décision partagée
Descrição
O processo terapêutico requer do fisioterapeuta competências para além das do domínio técnico, especificamente as competências de comunicação clínica/em saúde. Na presença de uma perturbação da linguagem o sucesso comunicativo fica particularmente dependente da capacidade do fisioterapeuta se adaptar e adotar a melhor estratégia a utilizar. Sabendo-se que estão em contínuo desenvolvimento desde a fase inicial de formação, é premente a introdução do seu ensino na aprendizagem pré-graduada. Os objetivos desta tese de doutoramento são, identificar que competências de comunicação devem ser ensinadas/treinadas nos estudantes de fisioterapia, perceber se os programas/planos de estudo do curso de fisioterapia das IES português focam o ensino/treino destas competências e avaliar e comparar CCC/S, pré e pós implementação de um programa de formação em alunos de fisioterapia. O projeto foi desenvolvido em três etapas: a primeira a base da intervenção, com a realização de dois estudos de revisão da literatura; uma revisão sistemática para levantamento do estado de conhecimento sobre o ensino/treino de CCC/S, em programas dirigidos a profissionais e estudantes de saúde e uma revisão integrativa para levantamento do estado de conhecimento sobre quais as CCC/S do fisioterapeuta; na segunda etapa, para desenvolvimento da intervenção, realizaram-se dois estudos de análise de conteúdo, um Estudo e-Delphi e um Estudo de Análise Comparativa Documental, cujos resultados serviram de suporte para a elaboração do programa a implementar; na terceira etapa, com a elaboração e implementação do programa de ensino/treino em CCC/S dirigido a estudantes em pré-graduação em fisioterapia, desenvolveu-se um Estudo Quasi-experimental Longitudinal. No global verificou-se um aumento da empatia cognitiva e diminuição da empatia afetiva; um aumento em ambas as subescalas da PPOS, mas com diferenças quanto ao sexo e ao ano de formação dos alunos. O presente projeto contribuiu com a listagem das CCC/S centrais na formação base dos fisioterapeutas, validadas por consenso de um painel de peritos nacionais; construção de um plano formação em CCC/S, no ensino pré-graduado em fisioterapia, que promova a uniformização do seu ensino em Portugal; e a criação de uma formação em formato e-learning, ajustada às necessidades e desafios da transformação digital no ensino superior.