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As competências de comunicação dos fisioterapeutas na intervenção com idosos com afasia

Autor(es): Queirós, Sílvia Cristina Monteiro

Data: 2022

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/12048

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): Comunicação clínica/em saúde; Competências de comunicação; Fisioterapeutas; Idosos; Afasia; Empatia; Cuidados centrados no paciente; Tomada de decisão partilhada; Clinical/health communication; Communication skills; Physiotherapists; Seniors; Aphasia; Empathy; Patient-centered care; Shared decision making; Communication clinique/santé; Compétences en communication; Kinésithérapeutes; Aînés; Aphasie; Empathie; Soins centrés sur le patient; Prise de décision partagée


Descrição

Introdução: Os indivíduos idosos (e não só) com afasia apresentam menor acessibilidade comunicativa, sendo essencial a preparação dos profissionais de saúde que os acompanham, onde se incluem os fisioterapeutas, para um apoio adicional e de suporte neste contexto específico. Os objetivos da presente dissertação são perceber quais as competências de comunicação importantes a desenvolver nos fisioterapeutas, no contexto da afasia e de seguida desenvolver, implementar e avaliar a eficácia de um programa online de treino de competências de comunicação para fisioterapeutas na intervenção com idosos com afasia (PhysioComm Training Program). Método: O projeto foi desenvolvido em três fases: a primeira de fundamentação teórica, com a realização de quatro estudos de revisão teórica, a segunda de apoio e análise de conteúdo, onde se inclui um Estudo Delphi e um Estudo de Análise Comparativa Documental, e a terceira fase, onde se desenvolveu um Estudo do tipo Proof of Concept, para implementar e avaliar a eficácia do programa PhysioComm Training Program. Resultados: As fases de revisão teórica e de análise de conteúdo permitiram identificar como competências importantes a desenvolver a empatia e os cuidados centrados no paciente. O estudo Proof of Concept foi implementado em fisioterapeutas, distribuídos aleatoriamente e de forma sequencial em dois grupos, intervenção (n=7) e comparação (n=5), sendo avaliadas as competências de empatia, através do Índice de Reatividade Interpessoal e os cuidados centrados no paciente, utilizando a Patient Practitioner Orientation Scale, em três momentos de avaliação (pré-intervenção, pós-intervenção e um mês de follow-up), associado ainda à avaliação da satisfação dos participantes com a intervenção. O treino foi desenvolvido em formato e-learning (síncrono e assíncrono) de caráter teórico- prático, com a carga horária total de 12 horas. O programa melhorou as competências de empatia e cuidados centrados ao doente, no domínio do sharing, dos fisioterapeutas. Conclusão: O projeto demonstrou ser eficaz para o desenvolvimento e implementação de um programa de treino específico para melhorar as competências de comunicação dos fisioterapeutas, no contexto da intervenção com idosos com afasia. O PhysioComm Training Program revelou-se eficaz para a melhoria das competências de empatia e para o domínio do Sharing.

Tipo de Documento Tese de doutoramento
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Institucional da Fernando Pessoa; Meneses, Rute; Couto, Germano
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