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Relação orientador-orientando : a percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis

Autor(es): Paloschi, Kamilla Teixeira Barros

Data: 2016

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Ciências Contábeis - produção científica


Descrição

Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.

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O sucesso da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está ligado à relação estabelecida entre estudante e orientador. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos orientandos acerca do processo de orientação recebida ao longo da elaboração do trabalho de conclusão. O estudo está baseado no modelo QSDI - questionnaire on supervisor-doctoral student interaction, apresentado por Mainhard et al. (2009), em que várias questões são divididas em setores e têm suas respostas analisadas graficamente. O grupo-alvo do questionário, que também contou com perguntas de filtro que permitiram melhor conhecer o perfil dos estudantes, foi composto de alunos e ex-alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis. Ao final, destacam-se alguns pontos que ensejam a revisão de preceitos da orientação e outros que permitem qualificar satisfatoriamente a orientação realizada durante a elaboração do TCC no contexto analisado. A pontuação aferida no QSDI em um dos setores (17%), ligado à insegurança dos orientadores, foi mais elevada que o ideal. Na maioria dos sete setores restantes,como o de Liderança (69%), foi positivo o resultado encontrado.

Tipo de Documento Monografia de licenciatura
Idioma Português
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