Author(s): Corrêa, Valcilei
Date: 2011
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação de crianças; Educação inclusiva
Author(s): Corrêa, Valcilei
Date: 2011
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação de crianças; Educação inclusiva
Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-10-31T22:01:54Z No. of bitstreams: 1 2011_ValcileiCorrea.pdf: 386396 bytes, checksum: 38db69a3f6cf0731af6dfc9cfc166e69 (MD5)
Approved for entry into archive by LUCIANA s(lucianasetubal@bce.unb.br) on 2011-11-09T15:50:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_ValcileiCorrea.pdf: 386396 bytes, checksum: 38db69a3f6cf0731af6dfc9cfc166e69 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-11-09T15:50:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_ValcileiCorrea.pdf: 386396 bytes, checksum: 38db69a3f6cf0731af6dfc9cfc166e69 (MD5)
A Inclusão de crianças com deficiências está ocorrendo de forma crescente nos estabelecimentos de ensino, sendo visível que estes precisam passar por reformulações desde a estrutura física e pedagógica, qualificação e formação continuada dos profissionais envolvidos no processo inclusivo até a real efetivação das políticas públicas uma vez que a legislação é clara em relação aos direitos das pessoas com deficiência, garantindo a conquista de seu espaço na sociedade. Notase que para isso é premente despertar a consciência de todos os cidadãos e dos diversos segmentos da sociedade. Nesse sentido, tornam-se importantes estudos que proporcionem reflexões e mudanças que resultem na real inclusão escolar. Foi utilizada metodologia qualitativa e aplicou-se um questionário às professoras e auxiliares de educação de um centro de educação infantil localizado em Sorocaba/SP, com o objetivo de conhecer as concepções sobre educação inclusiva e analisar de que forma a inclusão escolar vem sendo realizada. Por fim, constatouse que as escolas e os profissionais da educação ainda não estão preparados de forma satisfatória para promover a inclusão, o atendimento educacional está aquém do esperado e desejado, necessitando com premência entre outras ações, a adaptação da estruturas físicas e pedagógicas das escolas, qualificação profissional, novos currículos e uma participação ativa da família e comunidade.