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É possível a inclusão na educação infantil?

Author(s): Corrêa, Valcilei

Date: 2011

Origin: Oasisbr

Subject(s): Educação de crianças; Educação inclusiva


Description

Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.

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A Inclusão de crianças com deficiências está ocorrendo de forma crescente nos estabelecimentos de ensino, sendo visível que estes precisam passar por reformulações desde a estrutura física e pedagógica, qualificação e formação continuada dos profissionais envolvidos no processo inclusivo até a real efetivação das políticas públicas uma vez que a legislação é clara em relação aos direitos das pessoas com deficiência, garantindo a conquista de seu espaço na sociedade. Notase que para isso é premente despertar a consciência de todos os cidadãos e dos diversos segmentos da sociedade. Nesse sentido, tornam-se importantes estudos que proporcionem reflexões e mudanças que resultem na real inclusão escolar. Foi utilizada metodologia qualitativa e aplicou-se um questionário às professoras e auxiliares de educação de um centro de educação infantil localizado em Sorocaba/SP, com o objetivo de conhecer as concepções sobre educação inclusiva e analisar de que forma a inclusão escolar vem sendo realizada. Por fim, constatouse que as escolas e os profissionais da educação ainda não estão preparados de forma satisfatória para promover a inclusão, o atendimento educacional está aquém do esperado e desejado, necessitando com premência entre outras ações, a adaptação da estruturas físicas e pedagógicas das escolas, qualificação profissional, novos currículos e uma participação ativa da família e comunidade.

Document Type Bachelor thesis
Language Portuguese
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