Author(s): Cardoso, Vivianne Flávia
Date: 2011
Origin: Oasisbr
Subject(s): Crianças com deficiência - educação física; Atividades lúdicas; Educação inclusiva
Author(s): Cardoso, Vivianne Flávia
Date: 2011
Origin: Oasisbr
Subject(s): Crianças com deficiência - educação física; Atividades lúdicas; Educação inclusiva
Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
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Incluir significar fazer parte, inserir, pertencer a um processo. Na escola, a inclusão significa a inserção das minorias sociais nas classes regulares de ensino. Esta investigação teve por objetivo descrever e analisar processo de inclusão de alunos deficientes nas aulas de Educação Física na educação infantil, realizada durante o trabalho desenvolvido sobre a temática do Circo em uma escola pública de Vitória durante os meses agosto a novembro de 2010. Optamos pela abordagem qualitativa, pois esta tem o foco nas relações humanas buscando compreender os sentidos atribuídos aos sujeitos para sua ação, interpretando-a num contexto social e histórico específico (Bracht e Gomes, 2010). A intervenção foi planejada visando vivenciar com as crianças práticas corporais atreladas a temática do circo do circo de forma lúdica e prazerosa, visando à participação de todos. Durante a intervenção percebemos vários momentos em que a contribuição desta área de conhecimento esteve presente, momentos de cooperação e de ajuda, de mediação, de superação e de aprendizagem por parte dos alunos e da equipe e de certa foram por toda comunidade escolar. Acreditamos que a Educação Física contribui na construção de uma escola inclusiva na medida em que integra pessoas, sentimentos, ações e saberes e fazeres diferentes, quando tece reflexões sobre os significados e sentidos que as ações corporais têm dentro da escola e na vida das pessoas.