Document details

O circo : uma proposta de ação inclusiva em educação física para a educação básica

Author(s): Cardoso, Vivianne Flávia

Date: 2011

Origin: Oasisbr

Subject(s): Crianças com deficiência - educação física; Atividades lúdicas; Educação inclusiva


Description

Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.

Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-11-22T23:23:25Z No. of bitstreams: 1 2011_VivianneFlaviaCardoso.pdf: 590538 bytes, checksum: a3963b384106ebd128c69ec961ec0114 (MD5)

Approved for entry into archive by Elzi Bittencourt(elzi@bce.unb.br) on 2011-12-02T12:16:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_VivianneFlaviaCardoso.pdf: 590538 bytes, checksum: a3963b384106ebd128c69ec961ec0114 (MD5)

Made available in DSpace on 2011-12-02T12:16:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_VivianneFlaviaCardoso.pdf: 590538 bytes, checksum: a3963b384106ebd128c69ec961ec0114 (MD5)

Incluir significar fazer parte, inserir, pertencer a um processo. Na escola, a inclusão significa a inserção das minorias sociais nas classes regulares de ensino. Esta investigação teve por objetivo descrever e analisar processo de inclusão de alunos deficientes nas aulas de Educação Física na educação infantil, realizada durante o trabalho desenvolvido sobre a temática do Circo em uma escola pública de Vitória durante os meses agosto a novembro de 2010. Optamos pela abordagem qualitativa, pois esta tem o foco nas relações humanas buscando compreender os sentidos atribuídos aos sujeitos para sua ação, interpretando-a num contexto social e histórico específico (Bracht e Gomes, 2010). A intervenção foi planejada visando vivenciar com as crianças práticas corporais atreladas a temática do circo do circo de forma lúdica e prazerosa, visando à participação de todos. Durante a intervenção percebemos vários momentos em que a contribuição desta área de conhecimento esteve presente, momentos de cooperação e de ajuda, de mediação, de superação e de aprendizagem por parte dos alunos e da equipe e de certa foram por toda comunidade escolar. Acreditamos que a Educação Física contribui na construção de uma escola inclusiva na medida em que integra pessoas, sentimentos, ações e saberes e fazeres diferentes, quando tece reflexões sobre os significados e sentidos que as ações corporais têm dentro da escola e na vida das pessoas.

Document Type Bachelor thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents