Author(s): Ribeiro, Guilherme de Sousa
Date: 2022
Origin: Oasisbr
Subject(s): Bicicletas; Educação Física; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade; Ensino fundamental
Author(s): Ribeiro, Guilherme de Sousa
Date: 2022
Origin: Oasisbr
Subject(s): Bicicletas; Educação Física; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade; Ensino fundamental
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Submitted by Maria Conceição Nascimento Santos Brilhante (mariasantos@bce.unb.br) on 2022-03-21T19:27:49Z No. of bitstreams: 1 2021_GuilhermeDeSousaRibeiro_tcc.pdf: 1015659 bytes, checksum: ca65f0cccb6702467a2bcfc488a5536b (MD5)
Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-03-22T13:42:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_GuilhermeDeSousaRibeiro_tcc.pdf: 1015659 bytes, checksum: ca65f0cccb6702467a2bcfc488a5536b (MD5)
Made available in DSpace on 2022-03-22T13:42:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_GuilhermeDeSousaRibeiro_tcc.pdf: 1015659 bytes, checksum: ca65f0cccb6702467a2bcfc488a5536b (MD5)
A concepção do presente trabalho surge da força inspiradora que a cultura da bicicleta oportuniza. Na atualidade mais conhecida como bike, esse implemento está presente na vida de cidadãos de todo mundo, seja como meio de locomoção, de divertimento ou trabalho. A curiosidade que mobilizou este estudo é entender se a bike pode servir como recurso pedagógico nas aulas de educação física, desde o 6o ano do ensino fundamental até o final do Ensino Médio, escolha motivada pela faixa etária característica da adolescência, currículo vigente e estatura física dos estudantes, e a partir desse conteúdo estabelecer conexões interdisciplinares e transdisciplinares na escola que possibilitem a superação da fragmentação e linearidade do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo baseado num processo de observação participante do contexto onde acontece o uso da bicicleta no Distrito Federal. Desenvolver uma cultura do uso da bicicleta na escola e buscar o vínculo inter e transdisciplinar é uma tarefa que certamente demandará dos educadores transpor algumas dificuldades. A bicicleta pode ser considerada um instrumento pedagógico versátil passível de integração do currículo formal como tema inter e transdisciplinar, até porque está legitimada pelos documentos norteadores da educação. Contudo, seu uso na escola seja como meio de transporte, esporte ou lazer, necessita de uma mediação educativa que favoreça seu uso seguro e saudável de forma a tornar-se um meio de promover transformações na sociedade.