Autor(es): Riotinto, Raíssa Gomes
Data: 2014
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Educação ambiental; Resíduos sólidos; Lixo - reciclagem; Lixo - eliminação
Autor(es): Riotinto, Raíssa Gomes
Data: 2014
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Educação ambiental; Resíduos sólidos; Lixo - reciclagem; Lixo - eliminação
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-01-28T21:35:02Z No. of bitstreams: 1 2013_RaissaGomesRiotinto.pdf: 676657 bytes, checksum: 30e36e86ff65a5a57d397759c3ea60b8 (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2014-01-29T10:31:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_RaissaGomesRiotinto.pdf: 676657 bytes, checksum: 30e36e86ff65a5a57d397759c3ea60b8 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-01-29T10:31:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_RaissaGomesRiotinto.pdf: 676657 bytes, checksum: 30e36e86ff65a5a57d397759c3ea60b8 (MD5)
A EA (Educação Ambiental) sofre na atualidade com o reducionismo ecológico. Vê-se uma grande associação da mesma a uma concepção de educação “verde” (GUIMARÃES, 2005). Entretanto, um grande problema na contemporaneidade envolve a geração de resíduos sólidos, onde em uma concepção generalizada aponta-se a reciclagem como a sua solução mais promissora. Com isso, tem-se que é necessário o debate do tema por meio das suas dimensões econômicas, sociais, culturais, ambientais e política para a reversão desse paradigma. A presente pesquisa visou trabalhar tal debate com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Planaltina (DF) que coincidentemente, já foram alunos de um projeto de EA voltado à temática do Resíduo Sólido (a exemplo de muitas práticas de EA feitas na escola), através da realização de um grupo focal e da aplicação de questionários em sala. Foram realizados encontros semanais durante três semanas. Assim, foi trabalhado com esses alunos, noções básicas sobre Ecologia Política, abordando-se questões acerca do modelo de produção atual, a exemplo da obsolescência, descartabilidade, consumismo e reciclagem a fim de resultar em uma nova forma de (re)pensar dos alunos sobre essa temática.