Author(s): Rosa, Mauro Márcio de Paula
Date: 2009
Origin: Oasisbr
Subject(s): 82.091; Literatura comparada-Teses; Literatura comparada-Teses; Literatura brasileira-Teses
Author(s): Rosa, Mauro Márcio de Paula
Date: 2009
Origin: Oasisbr
Subject(s): 82.091; Literatura comparada-Teses; Literatura comparada-Teses; Literatura brasileira-Teses
Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Letras.
Bibliografia: F. 110-131
Além de demonstrar a existência de uma consistente crítica machadiana produzida na Espanha, esta tese mostra o quanto essa crítica é pouco conhecida no Brasil e o quanto ela carece de revisão. Com o propósito de iniciar a revisão de parte dessa crítica e o saneamento de alguns de seus equívocos, este estudo dá destaque ao prefácio de uma das edições espanholas de Dom Casmurro. Escrito sob a forma de ensaio pelo professor Pablo Del Barco, o prefácio é um estudo comparado dos romances Dom Casmurro e Genio y figura. Como esse texto supõe a possibilidade de Genio y figura (publicado em 1897) ter influenciado a redação de Dom Casmurro (publicado em 1899), esta tese analisou o referido ensaio mostrando que de fato há pontos de contato entre os dois romances: mostra que a prosa de ficção de Machado de Assis apresenta certo grau de iberismo e que Juan Valera imprimiu traços de brasilianismo em sua obra crítica, em suas cartas e, com Genio y figura, em sua prosa de ficção; que há pontos comuns entre os dois romances, particularmente em relação ao fato de suas tramas e desenlaces terem como eixo uma estética do trágico. A partir desse ponto de suas considerações, a tese revela o modo de ser dessa estética do trágico e afirma que esse ser trágico está fundado, sobretudo, no problema da irreversibilidade do tempo e no uso da memória como elemento capaz de realizar catarse e recompor o passado. Através do estudo das categorias Tempo e Memória e do modo de ser dessa estética do trágico nos romances em tela , a tese mostra que os pontos comuns entre os dois romances advêm do espírito do tempo e que as diferenças revelam a maturidade estética de Machado e, com ela, a impossibilidade de Genio y figura ter influenciado a redação de Dom Casmurro.
Abstract: In order to review a literary criticism on Machado de Assis produced in Spain, the present investigation aims to bring to light such little known essay on Dom Casmurro Spanish version preface written by Professor Pablo Del Barco. This author makes a comparative study between Dom Casmurro and Genio y figura in essay form, suggesting that Genio y figura (published in 1897) has influenced the writing of Dom Casmurro (published in 1899). The present thesis analyzed the essay and showed that there is a relation between the two novels at a certain degree. One of them is that Machado de Assis fictional prose has traces of Pan-Iberism, and Juan Valera shows evidence of Brazilianism (a Brazilian discourse) in his works on criticisms, in his letters and also in his fictional prose, Genio y figura. Another connection between both novels is the central axis related with aesthetics of tragedy. Our analysis evidenced that the underlying idea of aesthetics of tragedy is the time irreversibility issue, and memory is used as an element to enable catharsis and reconstruction of the past. Upon using two approaches, Time and Memory, including the existing aesthetics of tragedy in the novels under study, this thesis unveils that the connection between both books evidences Machado de Assiss aesthetical maturity and thus shows that Genio y figura has not influenced Dom Casmurro writing.