Document details

O impacto do jogo cabinet na aprendizagem de gestão de sistemas e de redes

Author(s): Bertoncelli Júnior, Carlos Antonio ; Aikes Junior, Jorge ; Lopes, Rui Pedro

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/21603

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Game-based learning; Gamificação; Competências digitais


Description

A utilização de jogos como atividades de ensino-aprendizagem tem o potencial de incrementar a motivação e, consequentemente, o envolvimento dos alunos na construção do seu conhecimento. Esta estratégia, designada por aprendizagem baseada em jogos (Game-based Learning), segue, tipicamente, duas abordagens possíveis. Por um lado, podem ser utilizados jogos comerciais e de ampla divulgação, como o Sid Meyer’s Civilization, na aprendizagem da história ou geografia humana, ou o Democracy, da Positech Games, na aprendizagem de administração central ou governação. Esta abordagem tem a limitação de nem sempre ser alinhado com o conteúdo que se pretende desenvolver. Em alternativa, podem também ser utilizados jogos desenvolvidos especificamente que contemplem o conteúdo pretendido.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents