Detalhes do Documento

Análise do desempenho económico-financeiro das empresas familiares versus empresas não familiares da região do Alto Douro Vinhateiro

Autor(es): Monte, Ana Paula ; Fernandes, António B. ; Geraldes, Sandra Cristina Ferro

Data: 2022

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/25294

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Empresa familiar; Criação de valor; Indicadores de desempenho económico-financeiro; Profissionalização da gestão.


Descrição

Definiu-se como questão de investigação: a empresa familiar situada no Alto Douro Vinhateiro, cuja atividade principal é a viticultura e a produção de vinhos generosos, apresenta um desempenho económico e financeiro superior ao da empresa não familiar? Que fatores explicam esse desempenho? Recorrendo ao modelo de regressão linear, utilizando dados económico-financeiros obtidos na base de dados SABI (Sistema Ibérico de Análise de Balanços), no período de 2012 a 2017, e dados não financeiros, procurou-se determinar o poder explicativo das variáveis financeiras e não financeiras no desempenho económico-financeiro das empresas familiares e empresas não familiares. Foi utilizado um questionário para obter as informações não financeiras das empresas pesquisadas. Concluiu-se, através da análise do desempenho económico-financeiro, que as empresas familiares RADV, tendem em média, a apresentar melhor desempenho económico comparativamente às não familiares, corroborando as previsões iniciais.

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados