Author(s): Costa, Xavier Taboada ; Pimentel, Maria Helena
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/25599
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Psicoativos; Ensino superior; Covid-19
Author(s): Costa, Xavier Taboada ; Pimentel, Maria Helena
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/25599
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Psicoativos; Ensino superior; Covid-19
Na população estudantil do ensino superior, muitos comportamentos podem afetar o sucesso escolar. Objetivo: analisar a associação entre o consumo dos principais psicoativos e o sucesso escolar dos estudantes do ensino superior. Metodologia: estudo transversal, descritivo, quantitativo e analítico. Questionário online aplicado aos alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, após o primeiro semestre letivo de 2020/2021. Amostra de 825 alunos estratificada por escola, com base numa população de 8875 alunos matriculados. Resultados: evidenciou-se relação estatisticamente significativa entre quem consome medicamentos psicoativos e/ou drogas recreativas com o menor rendimento escolar. Verificou-se que as práticas abusivas de binge drinking/smoking e a que a combinação com um terceiro psicoativo também estão associados a menor desempenho académico. Com a pandemia Covid-19 os estudantes percecionaram aumento de consumos dos principais psicoativos e diminuição do sucesso escolar. Conclusão: o consumo abusivo de psicoativos causa insucesso escolar e a pandemia Covid-19 agravou ambos problemas.