Autor(es): Leite, Joaquim
Data: 1999
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/27569
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Contabilidade criativa; Imagem fidedigna
Autor(es): Leite, Joaquim
Data: 1999
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/27569
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Contabilidade criativa; Imagem fidedigna
As demonstrações financeiras, para darem uma imagem verdadeira e apropriada, têm de obedecer a determinadas características qualitativas. Caso contrário, perderão o carácter de neutralidade capaz de responder aos diferentes utilizadores. Atendendo às limitações, quer do próprio modelo contabilístico quer de fiabilidade, como enquadrar o paradigma utilitarista na contabilidade criativa? O artigo visa apresentar uma perspetiva da contabilidade criativa. Não sendo necessariamente antónimos, os conceitos de imagem fidedigna e imagem conveniente colidem quando se quer transmitir uma noção de imparcialidade e objetividade na elaboração das contas. Para ser digna de confiança, a informação tem de ser credível, fiável. Poderá a contabilidade criativa dar uma imagem fidedigna?