Autor(es): Taboada Costa, Xavier ; Pimentel, Maria Helena
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/28435
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Psicoativos; Sucesso escolar; Ensino superior; Covid-19
Autor(es): Taboada Costa, Xavier ; Pimentel, Maria Helena
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/28435
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Psicoativos; Sucesso escolar; Ensino superior; Covid-19
Na população estudantil do ensino superior, muitos comportamentos podem afetar o sucesso escolar. Objetivo: analisar o consumo dos principais psicoativos nos estudantes do ensino superior. Metodologia: estudo transversal e descritivo, quantitativo e analítico. Q}lestionário online aplicado aos alunos inscritos no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, após o primeiro semestre letivo 2020/2021. A mostra de 825 alunos estratificada por escola, com base numa população de 8875 alunos matriculados. Resultados: evidenciou-se relação estatisticamente significativa entre quem consome medicamentos psicoativos e/ou drogas recreativas com o menor rendimento escolar. Verificou-se que as práticas abusivas de binge drinking/smoking e a que a combinação com um terceiro psicoativo também estão associados a menor desempenho académico. Com a pandemia Covid-19 os estudantes percecionaram aumento de consumos dos principais psicoativos e diminuição do sucesso escolar. o consumo abusivo de psicoativos causa insucesso escolar e a pandemia Covid-19 agravou ambos os problemas.