Author(s): Galvão, Ana Maria ; Vaz, Clara B. ; Pais, Clarisse ; Cunha, Beatriz
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/29763
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Saúde mental; Ensino superior
Author(s): Galvão, Ana Maria ; Vaz, Clara B. ; Pais, Clarisse ; Cunha, Beatriz
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/29763
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Saúde mental; Ensino superior
A intervenção psicológica no ensino superior enfrenta diversos desafios devido à complexidade do ambiente académico e às idiossincrasias dos estudantes nesta etapa do seu percurso de vida. Neste sentido realizámos uma revisão narrativa sobre a temática em apreço e desenvolvemos a aplicação D.R.E.A.M. como um exemplo de boas práticas. Constata-se que fazer face a esses desafios requer uma abordagem holística que inclua sensibilização, educação, recursos adequados e uma compreensão profunda das complexidades do ambiente académico e das necessidades dos estudantes. A vivência do período de adaptação ao ensino superior pode ser considerada como um preditor do sucesso escolar e da satisfação no desenvolvimento da carreira profissional. São necessários programas de intervenção que possam oferecer suporte a esta população, mediante oferta de serviços de saúde mental e bem-estar direcionados para o desenvolvimento de competências específicas, neste sentido a integração de Psicólogos nas instituições de ensino superior torna-se inquestionável. Apresentaremos o projeto D.R.E.A.M. " Design-thinking para alcançar, abraçar e reconhecer a saúde mental" (Design-thinking to Reach-out, Embrace and Acknowledge Mental health) como uma ferramenta de autoajuda na autoavaliação e autogestão da promoção da saúde mental dos estudantes do ensino superior.