Detalhes do Documento

Desafios à intervenção psicológica no ensino superior - projeto D.R.E.A.M.

Autor(es): Galvão, Ana Maria ; Vaz, Clara B. ; Pais, Clarisse ; Cunha, Beatriz

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/29763

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Saúde mental; Ensino superior


Descrição

A intervenção psicológica no ensino superior enfrenta diversos desafios devido à complexidade do ambiente académico e às idiossincrasias dos estudantes nesta etapa do seu percurso de vida. Neste sentido realizámos uma revisão narrativa sobre a temática em apreço e desenvolvemos a aplicação D.R.E.A.M. como um exemplo de boas práticas. Constata-se que fazer face a esses desafios requer uma abordagem holística que inclua sensibilização, educação, recursos adequados e uma compreensão profunda das complexidades do ambiente académico e das necessidades dos estudantes. A vivência do período de adaptação ao ensino superior pode ser considerada como um preditor do sucesso escolar e da satisfação no desenvolvimento da carreira profissional. São necessários programas de intervenção que possam oferecer suporte a esta população, mediante oferta de serviços de saúde mental e bem-estar direcionados para o desenvolvimento de competências específicas, neste sentido a integração de Psicólogos nas instituições de ensino superior torna-se inquestionável. Apresentaremos o projeto D.R.E.A.M. " Design-thinking para alcançar, abraçar e reconhecer a saúde mental" (Design-thinking to Reach-out, Embrace and Acknowledge Mental health) como uma ferramenta de autoajuda na autoavaliação e autogestão da promoção da saúde mental dos estudantes do ensino superior.

Tipo de Documento Comunicação em conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados