Autor(es):
Mendes, Eugénia ; Valfreixo, Maria da Conceição Gomes dos Santos ; Novo, André ; Lopez-Espuela, Fidel ; Preto, Leonel
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/29839
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Paralisia cerebral; Equilíbrio funcional; Nintendo Wii
Descrição
Investigar as mudanças no equilíbrio funcional em pessoas com paralisia cerebral (PC) após a participação em um programa de jogos e exercícios utilizando a plataforma Nintendo Wii. Métodos: Foi conduzido um estudo quase-experimental em um centro de apoio para pessoas com deficiência no norte de Portugal, envolvendo 21 participantes com PC. Durante um período de 8 semanas, implementou-se um programa de exercícios e jogos interativos. Como instrumentos de avaliação do equilíbrio utilizámos a Berg Balance Scale (BBS) e o teste Timed Up and Go (TUG). Resultados: Os resultados da BBS foram no momento baseline de 47,8 (±5,6) pontos passando para 52,6 (±3,7) no final do programa de treino (p<0,05). Os tempos Up and Go melhoraram significativamente entre avaliações (p<0,05). Verificámos ainda uma melhoria da correção do centro de gravidade em 13 participantes. Conclusão: O uso de jogos e realidade virtual pode potencializar a adesão a programas de reabilitação em indivíduos com condições incapacitantes. Os resultados deste estudo indicam melhorias significativas na função de equilíbrio.