Author(s):
Vaz, Paula Marisa Fortunato ; Monteiro, A.M. ; Forte, Pedro
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/30564
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Saúde mental; Atividade física; Estudantes; Necessidades Educativas Específicas; Inclusão; Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES; Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Psychology
Description
Alinhado com o objetivo número 3 da agenda 2030 da ONU - Saúde de qualidade -, a saúde mental dos estudantes emerge como objetivo mundial, dado que tem implicações na qualidade da aprendizagem e na preparação adequada dos profissionais para a sociedade. Neste artigo damos a conhecer o projeto Saúde Mental e Atividade Física: inovação tecnológica aplicada para um ensino superior promotor de inclusão e bem- estar que tem como finalidade analisar os hábitos de atividade física e cinco dimensões de saúde mental de estudantes do ensino superior português (com e sem NEE), para prever o prognóstico temporal dos estados de saúde mental dos estudantes envolvidos, tendo por base um modelo de aprendizagem profunda de dados temporais. O impacto dos resultados destaca-se na medida em que ele irá proporcionar um conhecimento profundo da situação em que se encontra uma amostra de estudantes do ensino superior, com e sem NEE, quanto aos seus hábitos de prática de atividade física e relativamente à sua saúde mental. Esta informação não se esgota no aparente caráter descritivo, mas acrescenta ao projeto uma dimensão preventiva permitida pela forma como os dados serão analisados. Destacando-se ainda o seu potencial académico e a possibilidade de as suas conclusões constituírem uma base de conhecimento importante a ser considerada no desenho de propostas de intervenção futura ao nível da prevenção de saúde física e mental pelas instituições de ensino superior.