Detalhes do Documento

Qual é a medida de área que queremos? O pacri na exploração de conceitos de geometria e medida

Autor(es): Barros, Paula Maria ; Martins, Cristina

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/31064

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Jogo; Geometria e medida; Ensino básico


Descrição

De acordo com as aprendizagens essenciais do ensino básico, é importante que os alunos desenvolvam uma predisposição positiva para aprender matemática, o que implica usufruir com gosto dessa aprendizagem. A exploração de jogos na sala de aula pode ter um importante contributo nesse sentido. De realçar, que para além das vertentes motivacional e de cidadania (ler, interpretar e seguir regras, competição saudável, …), há jogos, que podem ter um importante papel na exploração dos próprios conteúdos matemáticos. Consideramos que o Pacri se pode inserir nesta categoria, na medida em que permite explorar o conceito de medida de área, associada à construção de quadriláteros, trabalhar, de forma intuitiva, as coordenadas de um ponto e abordar noções topológicas, como interior, exterior e fronteira de uma figura geométrica. Nesta comunicação, pretendemos apresentar o Pacri e sugerir formas de o explorar na sala de aula. Com base em experiências de aplicação do jogo com futuros professores dos primeiros anos, e na auscultação das suas opiniões, pretendemos, também, refletir sobre a aplicabilidade do Pacri, as dificuldades que podem surgir na sua implementação em sala de aula, possíveis adaptações e extensão para novas tarefas, partindo das figuras geométricas construídas.

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados