Document details

Qual é a medida de área que queremos? O pacri na exploração de conceitos de geometria e medida

Author(s): Barros, Paula Maria ; Martins, Cristina

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/31064

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Jogo; Geometria e medida; Ensino básico


Description

De acordo com as aprendizagens essenciais do ensino básico, é importante que os alunos desenvolvam uma predisposição positiva para aprender matemática, o que implica usufruir com gosto dessa aprendizagem. A exploração de jogos na sala de aula pode ter um importante contributo nesse sentido. De realçar, que para além das vertentes motivacional e de cidadania (ler, interpretar e seguir regras, competição saudável, …), há jogos, que podem ter um importante papel na exploração dos próprios conteúdos matemáticos. Consideramos que o Pacri se pode inserir nesta categoria, na medida em que permite explorar o conceito de medida de área, associada à construção de quadriláteros, trabalhar, de forma intuitiva, as coordenadas de um ponto e abordar noções topológicas, como interior, exterior e fronteira de uma figura geométrica. Nesta comunicação, pretendemos apresentar o Pacri e sugerir formas de o explorar na sala de aula. Com base em experiências de aplicação do jogo com futuros professores dos primeiros anos, e na auscultação das suas opiniões, pretendemos, também, refletir sobre a aplicabilidade do Pacri, as dificuldades que podem surgir na sua implementação em sala de aula, possíveis adaptações e extensão para novas tarefas, partindo das figuras geométricas construídas.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents