Detalhes do Documento

Promoção da saúde mental e bem-estar no ensino superior, D.R.E.A.M.

Autor(es): Galvão, Ana Maria ; Vaz, Clara B. ; Pais, Clarisse ; Pinheiro, Marco

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/31096

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Saúde mental; Estudantes ensino superior; Aplicativos


Descrição

A transição e adaptação ao contexto do ensino superior costuma ser desafiadora para a maioria dos estudantes, sobretudo no período inicial desta trajetória académica. Os estudantes enfrentam tarefas mais exigentes, novos ritmos e estratégias de aprendizagem, sistemas de ensino e avaliação, a nível social, novos padrões de relacionamento, a nível pessoal, desenvolvimento de um sentido mais forte de identidade e a nível vocacional, definição de objetivos e metas de carreira. A vivência do período de adaptação ao ensino superior pode ser considerada como um preditor do sucesso escolar e da satisfação no desenvolvimento da carreira profissional. Objetivos. Propusemos desenvolver uma ferramenta que ajudasse os estudantes na promoção da sua saúde mental, na gestão de sintomas e na prática de autocuidados. Metodologia. Trata-se de um projeto de boas práticas, com recurso ao Design Thinking. Resultados. Desenvolvemos a App D.R.E.A.M. " Design- thinking para alcançar, abraçar e reconhecer a saúde mental" (Design- thinking to Reach-out, Embrace and Acknowledge Mental health) uma ferramenta de autoajuda na autoavaliação e autogestão da promoção da saúde mental dos estudantes do ensino superior. No primeiro semestre do ano letivo 2023/2024, descarregaram a app 469 estudantes, rececionámos dezanove e-mails a solicitar consulta de psicologia e os estudantes têm sido atendidos prontamente. Conclusões. Navegar pelos desafios do ensino superior requer mais do que apenas habilidades académicas, exige também autorregulação emocional, resiliência mental e emocional. Reconhecer os desafios comuns enfrentados e entender os seus impactos na saúde mental é o primeiro passo. Implementar estratégias de enfrentamento eficazes e procurar recursos disponíveis são passos subsequentes vitais. Universidades, professores, alunos e a comunidade em geral têm um papel a desempenhar na promoção da saúde mental e bem-estar no ensino superior. Criar um ambiente de apoio e inclusão, onde os estudantes se sintam capacitados para procurar ajuda, é essencial para cultivar uma comunidade académica saudável e resiliente.

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
Licença CC
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