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As preferências dos clientes de instituições bancárias: uma aplicação do multidimensional scaling

Autor(es): Dominique-Ferreira, Sérgio ; Branco, Francisco ; Sousa, Bruno

Data: 2019

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11110/1645

Origem: CiencIPCA

Assunto(s): Marleting bancário; preferências; segmentação; multidimensional scaling; cluster


Descrição

Objetivos: O principal objetivo do presente trabalho é analisar a estrutura das preferências dos clientes de instituições bancárias. Metodologia: A recolha dos dados consistiu num enfoque quantitativo, baseado numa amostra de 209 indivíduos, cumprindo o critério de serem clientes de pelo menos uma instituição bancária. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica multivariada de Multidimensional Scaling. Resultados: Os resultados obtidos indicam a existência de 3 clusters. Concretamente, um cluster que atribui especial interesse ao preço/custo e ética das instituições bancárias; um segundo cluster que outorga maior importância à imagem e ambiente de uma instituição bancária; e, finalmente, um cluster que dá maior relevo à qualidade dos serviços prestados, competência dos funcionários e do atendimento. Implicações práticas: As entidades bancárias devem prestar especial atenção às suas políticas de responsabilidade social e corporativa, imagem de marca e qualidade dos serviços prestados de modo a aumentar conferir maior confiança nos seus produtos financeiros. Originalidade: Esta é a primeira vez que são analisados os atributos presentemente considerados no sector bancário português com Multidimensional Scaling. Palavras-chave: Marketing bancário, Preferências dos consumidores, Segmentação de mercado, Multidimensional Scaling, Análise Cluster.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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