Autor(es):
Portela, Joana
Data: 2016
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/11259
Origem: Instituto Politécnico de Setúbal
Assunto(s): Competências; Enfermagem Médico-cirúrgica; Metodologia de Projeto; Pré-operatório com a pessoa com Ostomia; Teoria das Transições; Medical-Surgical Nursing Skills; Design methodology; Preoperative the person with Ostomy; Transitions Theory
Descrição
O presente relatório surge no âmbito do 4º Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, sendo o seu principal objetivo demonstrar o percurso realizado e que conduziu à aquisição de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A aquisição de competências concretizou-se pelo desenvolvimento de um Projeto de Intervenção em Serviço e Projeto de Aprendizagem Clinica. A metodologia de projeto foi aplicada de forma a responder a um problema identificado, em contexto de trabalho e onde foram realizados os estágios I, II e parte do III. Perante o solicitado, foi desenvolvido Projeto de Intervenção em Serviço com objetivo geral de promover a Implementação de Consulta Pré Operatória com Pessoa com Ostomia, de forma a promover uma transição saúde-doença saudável. Para tal, foram construídos dois procedimentos setoriais. Este processo conduziu à aquisição das competências comuns do enfermeiro Especialista e também, em parte, às competências do enfermeiro especialista em pessoa em situação crónica e/ou paliativa. A Teoria das Transições de Afaf Meleis orientou este projeto. Para o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em pessoa em situação crítica, foram planeados estágios em contexto de Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos, assim como foram desenvolvidas atividades diversas no Serviço de Cirurgia Geral, por forma a responder às necessidades de aprendizagem individuais identificadas. Este processo foi realizado com o horizonte na excelência do cuidado, sendo conduzido com respeito pelas dimensões ética, deontológica e legal, essenciais para a tomada de decisão.