Document details

A importância do brincar na construção da identidade em crianças de 4 e 5 anos

Author(s): Portela, Joana

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/13990

Origin: Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Subject(s): Educação Pré-Escolar; Brincar; Desenvolvimento; Identidade


Description

O presente estudo tem como título a importância do brincar na construção da identidade em crianças de 4 e 5 anos. A elaboração desta pesquisa tem como objetivo conhecer e compreender quais os contributos das brincadeiras na construção da identidade das crianças. Este trabalho apresenta um caráter qualitativo/ interpretativo, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação direta (notas de campo) e observação indireta (entrevistas semiestruturadas) realizadas às crianças da sala onde efetuei a prática pedagógica. No cruzamento dos dados constatei que as crianças assumem vários papéis enquanto brincam e manipulam diferentes objetos, brincam sozinhas e com os outros, o que significa que a brincadeira como atividade lúdica e espontânea dá prazer e promove o desenvolvimento integral das crianças e que, por via desta atividade em cooperação com os adultos de referência e com os pares, permite-lhes fundar a sua própria singularidade e consequente identidade.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum; Delgado, Raquel
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents