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Transição para a parentalidade na prematuridade :

Autor(es): Cardoso, Solange Marina Pereira

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/16770

Origem: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Assunto(s): Enfermagem pediátrica; Prematuridade; Enfermeiro especialista; Intervenções de enfermagem; Parentalidade


Descrição

A Transição para a Parentalidade na Prematuridade, temática central deste relatório, é considerada uma das transições mais importantes na vida dos seres humanos e dificultada com o nascimento de um filho prematuro. Conhecer as principais dificuldades dos pais no cuidar a criança, de modo a facilitar a adaptação aos seus novos papéis, promovendo novas competências, visando a sua autonomia em qualquer contexto, torna-se fundamental. O enfermeiro especialista assume um papel primordial como facilitador desta transição. Tendo como objetivos promover a maximização de desenvolvimento da criança e do jovem e desenvolver competências de EEESCJ na prestação de cuidados de enfermagem especializados com foco na transição para a parentalidade, foram realizadas atividades promotoras de desenvolvimento, e analisadas práticas de cuidados, promotoras da transição para a parentalidade e parentalidade na prematuridade. Foi ainda desenvolvida, uma proposta de revisão do Guia de Aconselhamento aos Pais de Recém-Nascidos Prematuros, necessidade identificada no meu contexto profissional e que constitui um instrumento facilitador da transição para a parentalidade na prematuridade. A prática reflexiva foi enquadrada num contexto de prática baseada na evidência e apoiada pelo quadro de referência, da Teoria das Transições de Afaf Meleis e a Filosofia de Cuidados Centrados na Família, valiosos contributos para o desenvolvimento das competências anteriormente mencionadas. Este percurso de aprendizagem é também impulsionador de projetos futuros como a implementação do contacto de follow-up através do telefonema pós-alta a pais de recém-nascidos prematuros, que perspetivo vir a implementar no meu contexto profissional como estratégia facilitadora do desempenho do seu papel parental com mestria.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum; Magão, Maria Teresa
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