Author(s):
Rodrigues, Ana Isabel Gonçalves
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/24066
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Biodiversidade Vegetal; Conservação da Natureza; Educação Ambiental; Ciências Naturais; Ameaças à Biodiversidade
Description
A apresentação deste trabalho de investigação encontra-se dividido em 3 partes: 1. Introdução, que enquadra as práticas pedagógicas; 2. Componente investigativa; 3- Componente reflexiva, com uma análise crítica da prática pedagógica e do seu contributo para o desenvolvimento profissional. Este estudo incide sobre o tema “Biodiversidade Vegetal” uma vez que se constitui como uma das maiores riquezas do nosso planeta, graças aos serviços prestados como parte integrante dos ambientes naturais. No entanto, verifica-se uma perda de biodiversidade através da alteração dos habitats, da exploração excessiva dos recursos naturais e da introdução de espécies exóticas invasoras. Como tal, são necessárias medidas de educação para controlo e de recuperação dos sistemas invadidos de modo a conservar a natureza. Neste contexto, o presente estudo centra-se numa investigação realizada na prática pedagógica com alunos/as do 5º ano, no âmbito das Ciências Naturais. Pretende-se que os/as alunos/as reconheçam elementos da biodiversidade vegetal através de aprendizagens em contextos de sala de aula e em contextos reais, levando a um desenvolvimento da consciência ambiental no domínio da proteção da biodiversidade vegetal. Para atingir os objetivos propostos, implementou-se uma sequência didática divida em 6 sessões: implementação de um pré-teste de verificação de conhecimentos sobre o tema “Biodiversidade Vegetal”, lecionação de duas aulas teóricas e implementação de um pós-teste. Complementarmente, e de forma opcional, proporcionamos duas atividades de campo. Este trabalho de investigação/ação culminou com a execução de uma proposta de melhoria a um problema identificado pelos/as alunos/as. Com estas atividades de campo pretendeu-se contribuir para uma aprendizagem significativa dos conteúdos, designadamente o reconhecimento das ameaças à biodiversidade vegetal e ações de recuperação de habitat.