Autor(es): Tomaz, Ana Isabel Condês
Data: 2019
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/28022
Origem: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Assunto(s): Qualidade em enfermagem; Gestão em Enfermagem
Autor(es): Tomaz, Ana Isabel Condês
Data: 2019
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/28022
Origem: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Assunto(s): Qualidade em enfermagem; Gestão em Enfermagem
O estatuto profissional dos enfermeiros integra no seu domínio a autonomia de atuação perante processos de autorreflexão, diante do exponencial progresso e desenvolvimento do conhecimento em enfermagem. A qualidade tornou-se tema crescente de interesse nas organizações de saúde, colocando a premissa aos enfermeiros de prestarem cuidados de enfermagem de excelência. A cultura da melhoria contínua da qualidade determina que os enfermeiros analisem e reflitam nas suas ações de maneira a implementarem estratégias de monitorização, avaliação e mudanças dos cuidados. Os enfermeiros gestores atuam como um vetor fundamental entre as necessidades dos clientes, dos enfermeiros e da organização. Nesse sentido a finalidade deste estudo baseia-se em conhecer a perceção dos enfermeiros sobre a qualidade que garante a assistência num Centro Materno Infantil. Foram delineados como objetivos: analisar a opinião dos enfermeiros sobre as condições globais do serviço de forma a garantirem a qualidade assistencial; Analisar a relação entre as características sociodemográficas e a perceção dos enfermeiros relativamente com os padrões de qualidade assistencial; Analisar a relação entre as características profissionais e a perceção dos enfermeiros relativamente com padrões de qualidade assistencial; Descrever as atividades de maior representação no Centro Materno Infantil. O estudo de carácter quantitativo, exploratório e descritivo foi realizado num Centro Materno Infantil de Portugal Continental, onde participaram 112 enfermeiros, de uma amostra de conveniência. Como instrumento de colheita de dados foi utilizado um questionário de autopreenchimento. Os resultados evidenciaram que os enfermeiros se preocupam com a qualidade do seu serviço e mostram que denotam preocupação por parte do enfermeiro gestor com a qualidade assistencial. Ainda que percecionem níveis positivos em relação às condições do serviço, apontam uma grande fragilidade a nível de recursos humanos. Através da escala de perceção de atividades de enfermagem que contribuem para a qualidade dos cuidados verificou-se que os enfermeiros executam maioritariamente “Sempre” e “Às vezes” as itens inerentes às categorias dos padrões de qualidade emanados pela Ordem dos Enfermeiros: satisfação do cliente; promoção da saúde; prevenção de complicações, bem-estar e autocuidado; readaptação funcional; organização dos cuidados de enfermagem. A satisfação do cliente surgiu como a categoria mais percecionada como executada pelos enfermeiros, seguido da Prevenção de Complicações e do Bem-Estar e Autocuidado.