Author(s): Lamas, Bárbara
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/31797
Origin: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Subject(s): Supervisão clínica em enfermagem; Segurança dos cuidados; Qualidade dos cuidados; Queda
Author(s): Lamas, Bárbara
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/31797
Origin: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Subject(s): Supervisão clínica em enfermagem; Segurança dos cuidados; Qualidade dos cuidados; Queda
A conferência intitulada “Risco de queda: contributos para um modelo de supervisão clínica em enfermagem”, apresentada no II Congresso Internacional de SCE, procurou divulgar o trabalho de investigação desenvolvido no âmbio do mestrado em supervisão clínica em enfermagem em colaboração com o projeto C-S2AFECARE-Q. As quedas representam um dos principais eventos adversos que ocorrem em clientes hospitalizados, sendo um indicador da qualidade dos cuidados em saúde e critério de qualidade do exercício profissional em enfermagem. Se a promoção da qualidade dos cuidados é um dos principais pressupostos da supervisão clínica em enfermagem, a prevenção da queda representa uma das suas áreas de intervenção. Numa amostra de 132 doentes de um serviço de internamento de medicina de um centro hospitalar do norte de Portugal, procurou-se verificar a implementação do protocolo de quedas do serviço entre enfermeiro, registos de enfermagem e a observação dos cuidados. Quanto à caraterização do risco de queda, 16,7% dos indivíduos (N=22) não apresentavam qualquer risco, 48,5% (N=64) apresentavam baixo risco de queda e 34,8% (N=46) apresentavam alto risco de queda. Da análise estatística dos dados, os resultados evidenciaram inconformidades na implementação do protocolo de quedas, nomeadamente na aplicação da escala de queda de Morse e na planificação/execução dos cuidados para prevenção de quedas. Os resultados encontrados apontam-nos para um modelo de supervisão clínica em enfermagem que potencialize as competências dos enfermeiros na prevenção de quedas devendo incluir sessões de supervisão clínica em enfermagem individuais e em grupo, promotoras do pensamento crítico-reflexivo, fomentando a formação dos enfermeiros e a investigação da prática clínica procurando a excelência dos cuidados.