Autor(es): Lima, Ligia ; Lemos, M.S. ; Guerra, M
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/31928
Origem: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Assunto(s): Doença crónica; Criança; Coping
Autor(es): Lima, Ligia ; Lemos, M.S. ; Guerra, M
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/31928
Origem: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Assunto(s): Doença crónica; Criança; Coping
No domínio da Psicologia da Saúde Infantil o estudo dos processos de confronto tem sido bastante explorado embora grande parte da investigação se centre na avaliação das estratégias de coping e não nos padrões ou estilos de confronto. Os estilos de coping são padrões relativamente estáveis de estratégias que a criança utiliza para lidar com os seus problemas, nomeadamente aqueles que se relacionam com a doença. Os estilos são entendidos como uma variável relativamente estável, próxima do que normalmente se denomina de traço. Este estudo, que se insere num projecto mais alargado sobre a adaptação psicológica de crianças com doença crónica, teve como objectivo estudar os estilos de coping relacionados com a situação de doença, numa amostra de crianças com patologia crónica e em idade escolar. Participaram 87 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos e com o diagnóstico clínico de asma brônquica. Para avaliação dos estilos de coping foi utilizada a versão portuguesa do “Coping Health Inventory for Children” (Lima et al., 2009). Os resultados demonstraram que os estilos ou padrões de confronto mais frequentes na amostra são aqueles que os autores denominam de adaptativos ou positivos, ou seja, o “Desenvolve Competência e Optimismo” (M=3,93; SD=0,73), “Adere ao tratamento” (M=3,98; SD=0,49;) e “ Procura Apoio” (M=2,72; SD=0,59). Estes resultados vão de encontro aos estudos nesta área que evidenciam que a maioria das crianças com doença crónica consegue adaptar-se de forma positiva à sua condição de doença (Barros, 2003). Outro dado muito interessante surge da associação positiva e estatisticamente signi