Autor(es):
Guimarães, Fernanda Jorge ; Carvalho, António Luís ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/33297
Origem: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Assunto(s): Educação Especial; Validade dos Testes; Estudos de Validação; Reprodutibilidade dos Testes
Descrição
Tecnologias Assistivas consistem em recursos, métodos, estratégias que favorecem autonomia e inclusão de idosos e pessoas com deficiência, sendo escassos na literatura instrumentos que as avaliam. Estudo metodológico realizado com painel de especialistas e pessoas com deficiência visual, cujo objetivo foi elaborar e validar instrumento para avalia ção de tecnologia assistiva educativa. Para se considerar um item do instrumento válido utilizou - se percentual de 80% de concordância, e foram calculadas a validade e a confiabilidade do instrumento. A Tecnologia Assistiva foi caracterizada em seis atribut os: objetivos, acesso, clareza, estrutura e apresentação, relevância e eficácia, interatividade, para os quais foram elaborados 19 itens para a composição do instrumento. Destes, 11 obtiveram percentuais acima de 80%, sete foram modificados e um excluído. O alpha de Cronbach do instrumento foi de 0,822, o que garante a validade e confiabilidade do instrumento para avaliar Tecnologia Assistiva de educação em saúde, e indica -se, portanto, o seu uso