Detalhes do Documento

A supervisão clínica e os estilos de vida de estudantes de enfermagem em ensino clínico

Autor(es): Silva, Sérgio Rodrigues da

Data: 2021

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/35656

Origem: Escola Superior de Enfermagem do Porto

Assunto(s): Supervisão clínica em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Ensino clínico


Descrição

A transição para o ensino superior representa uma fase de grandes mudanças que leva à consolidação do desenvolvimento pessoal e profissional de um estudante. Esta fase de transição surge assim como uma oportunidade para adquirir ou consolidar hábitos e comportamentos compatíveis com um estilo de vida saudável. Dentro deste grupo, os estilos de vida dos estudantes do ensino superior e o dos estudantes de Enfermagem em particular, com a vivência do ensino clínico, podem assumir características muito próprias. A supervisão clínica acaba por apresentar um papel fundamental num acompanhamento assente num paradigma de desenvolvimento e construção pessoal e profissional de estudante, não descorando os aspetos biopsicossociais, como são referência os estilos de vida. A investigação realizada no âmbito desta dissertação apresenta como principais objetivos: identificar os estilos de vida dos estudantes de enfermagem em ensino clínico no curso de licenciatura em enfermagem, numa escola do norte do país; avaliar a relação entre os estilos de vida, autoestima, bem-estar psicológico e variáveis sociodemográficas em estudantes de enfermagem em ensino clínico no curso de licenciatura em enfermagem, numa escola do norte do país; e identificar contributos para estratégias de supervisão clínica promotoras de estilos de vida saudáveis nos estudantes de enfermagem em ensino clínico. O estudo foi realizado com 414 estudantes de uma escola de enfermagem do norte do país, onde foi aplicado o questionário “Tenho um estilo de vida Fantástico?” (Silva, 2016). Este foi disponibilizado a todos os estudantes que se encontravam a frequentar o 3º ou 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, ou seja, todos estudantes que se encontravam em ensino clínico. Numa segunda fase e com o objetivo principal de compreender e possivelmente justificar os resultados obtidos com a análise dos dados do questionário, foi realizado um focus group, constituído por 10 elementos. Surgiram resultados que revelam alterações nas áreas da autoestima, bem-estar psicológico, perceção corporal e em outras dimensões integrantes dos estilos de vida. É necessário melhorar as estratégias utilizadas no processo supervisivo, revelando-se a supervisão clínica em Enfermagem fundamental, onde deve existir como premissa basilar o acompanhamento do estudante de uma forma personalizada, individual, compreendendo-o e interligando as suas dimensões biológica, psicológica, afetiva, relacional e social. Assumindo este caminho, poderão surgir resultados positivos nos estilos de vida dos estudantes durante a vivência do ensino clínico.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum; Carvalho, António Luís
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados