Document details

Autopercepção dos estudantes sobre a participação em atividades extracurriculares de transferência de conhecimento :

Author(s): Baixinho, Cristina Lavareda ; Ferreira, Óscar Manuel Ramos ; CARDOSO, MÁRIO ; Nascimento, Patricia ; Pedrosa, Rita ; Gonçalves, Paulo

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/35902

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Estudantes; Enfermagem; Prática Clínica Baseada em Evidências; Aprendizagem; Gestão do Conhecimento


Description

Introdução: A emergência de um novo paradigma na formação na área da saúde apela ao aumento das competências associadas à ciência, para que os futuros profissionais tenham conhecimento sobre métodos e técnicas de investigação e utilizem a literacia científica como uma ferramenta de trabalho. Objetivos: Compreender como os estudantes percepcionam o seu envolvimento nas atividades do projeto da Transição Segura e o contributo para o desenvolvimento de uma prática baseada na evidência. Métodos: Focus Group com oito estudantes finalistas de enfermagem, que respeitavam os critérios de inclusão e que participaram no projeto. A análise qualitativa dos achados seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: A análise do discurso dos participantes permitiu a definição de cinco categorias sobre o seu envolvimento no projeto: trabalho interdisciplinar, integração teórico-prática, tomada de decisão clínica baseada na evidência, autoaprendizagem e literacia científica e respectivas subcategorias. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de translação do conhecimento para a clínica contribui para a sua aprendizagem, promove a tomada de decisão baseada na evidência, desenvolve competências de pesquisa, análise e transferência do conhecimento para a práxis.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents