Author(s): Castro, Douglas ; Araújo, Aniele ; Silva, Gabriel ; Ustra, Sandro
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/36694
Origin: Instituto Superior Politécnico Gaya
Subject(s): Eficácia; Ensino; Prática docente
Author(s): Castro, Douglas ; Araújo, Aniele ; Silva, Gabriel ; Ustra, Sandro
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/36694
Origin: Instituto Superior Politécnico Gaya
Subject(s): Eficácia; Ensino; Prática docente
O estudo visa a percepção de autoeficácia(AEF) de professores de Educação Física mediante uma pesquisa de campo de natureza descritiva e analítica. O objetivo é avaliar as percepções deAEF e de satisfação dos professores de Educação Física(EF) relativa à atuação profissional. O estudo foi realizado com 14 professoresEF. O instrumento foi um questionário estruturado com 16 questões de caracterização do professor e mais 24 que se referiam à Escala deAEF, em 2 dimensões: Intencionalidade e Manejo. Os resultados são os professores apresentarem elevados indicadores deAEF, tais como: satisfação na profissão; o tempo na docência e turmas menores. A dimensão Intencionalidade apresentou maiores médias que Manejo, concluindo-se que fatores relacionados à satisfação e ao contexto do trabalho docente que mais influenciam.