Document details

O uso do guitarlift para a correção postural na aprendizagem da guitarra em alunos de iniciação e curso básico

Author(s): Monteiro, João

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/41531

Origin: Instituto Piaget

Subject(s): Musica; Aprendizagem; Guitarra; Alunos


Description

Este relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, decorrente do curso de mestrado em Ensino de Música no Instituto Superior de Estudos Transdisciplinares e Interculturais, integrado no campus de Almada do Instituto Piaget. Na primeira parte deste trabalho foi desenvolvido um relatório, bem como uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionada que decorreu no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira. A segunda parte é fruto do projeto de investigação intitulado de “O uso do Guitarlift para correção postural dos alunos de guitarra em iniciação e curso básico”. As exigências físicas pouco naturais como movimentos repetitivos em longos períodos de estudo ou técnicas desadequadas, podem originar nestes alunos, lesões músculo-esqueléticas que venham a ter grande impacto na sua vida futura. É fundamental que estes alunos tenham um devido acompanhamento desde o início da sua aprendizagem de forma a prevenir estas lesões. Como tal, o Guitarlift surge como uma ferramenta que auxilia na correção postural dos alunos, sendo este o objeto de estudo. Para verificar a sua aplicabilidade recorreu-se ao software ERGOLÂNDIA, nomeadamente nas ferramentas ANTROPOMETRIA, para verificar os padrões antropométricos de cada indivíduo a fim de aferir as dimensões mais adequadas do mobiliário a usar nas aulas por estes alunos, bem como a ferramenta RULA, que como o nome indica, usa o método RULA para a avaliação postural. Recorreu-se também ao longo de seis aulas, ao preenchimento de fichas de observação como ferramenta de avaliação. Os alunos avaliados, com idades compreendidas entre os nove e os quinze anos, foram divididos em dois grupos, sendo o Grupo Experimental, ao qual foi aplicado o acessório ergonómico Guitarlift, composto por sete alunos, e o grupo de controlo, que usou apenas o tradicional pedal de apoio de pé, composto também por sete alunos, estabelecendo paridade de perfil entre os alunos dos dois grupos, e totalizando quatorze alunos nos dois grupos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum; Luís, Lina
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo