Author(s):
Coutinho, Gabriel Guina ; Massuça, Luís Miguel
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/41610
Origin: Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
Subject(s): CFOP; capacidade aeróbia; força; tabelas normativas; velocidade; police academy; aerobic capacity; strength; normative tables; speed
Description
O estudo visa (i) avaliar as diferenças entre os sexos e o efeito dos quatro anos do CFOP na aptidão física dos cadetes do ISCPSI; (ii) avaliar o efeito da idade na aptidão física dos cadetes do ISCPSI; e (iii) construir tabelas normativas de desempenho nos testes de aptidão física com referência ao sexo e classes de idade. Participaram no estudo 131 cadetes do sexo feminino e 555 cadetes do sexo masculino, correspondendo a um total de 2578 avaliações da aptidão física (feminino, n = 509; masculino, n = 2069). Foi considerada a primeira avaliação dos cadetes (T0) e, em complemento, as avaliações realizadas no final de cada um dos 4 primeiros anos letivos (T1, T2, T3 e T4), com referência ao intervalo temporal dos anos letivos 2004/05 a 2019/20. Cada momento de avaliação abrangeu duas dimensões: (i) morfologia básica e (ii) aptidão física. Observou-se que (i) o sexo feminino apresenta, por norma, desempenhos inferiores nos testes de aptidão física; (ii) ao longo do curso (T0-T4) a aptidão física mantém-se/melhora, com a exceção da capacidade aeróbia no sexo masculino; e (iii) com o aumento da classe de idade o desempenho nos testes de aptidão física têm tendência a diminuir (com exceção de preensão manual e força dorso-lombar) para ambos os sexos. Os resultados sugerem que (i) o CFOP consegue manter, no geral, a aptidão física de entrada dos cadetes; (ii) o grupo de idade 20-29 anos representa a idade com melhor desempenho físico para ambos os sexos; e (iii) os cadetes com idade superior a 29 anos apresentam, em ambos os sexos, o maior decréscimo no desempenho dos testes de aptidão física. Face ao exposto, as tabelas normativas construídas, para os dois sexos, e considerando duas classes de idade (≤ 29 anos e > 29 anos), parecem ser um contributo válido para ajustar processos de avaliação (externa e interna).