Author(s):
Andrade, Luísa ; Martins, MM ; Fernandes, Carla Sílvia ; Fernandes, Ilda
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/41911
Origin: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Subject(s): Enfermagem; Jogos experimentais; Crianças; Marketing social
Description
Objetivo: Validar conteúdo para um jogo experimental, designado por Quantos Queres, utilizando um origami, sobre a profissão de Enfermagem, para crianças dos 7 aos 12 anos. Método: Estudo metodológico, incluiu dois grupos de peritos: A (n=7), B (n=40). Amostragem não probabilística. Utilizado formulário de autopreenchimento, disponibilizado por e-mail e redes sociais, em Portugal, entre fevereiro e abril de 2020. Decisão de aceitação estabelecida para 75% de concordância. Resultados: Os grupos foram majoritariamente constituídos por enfermeiras. Grupo A identificou as temáticas: perfil profissional, formação, princípios éticos, elementos históricos e simbólicos e concebeu o conteúdo dos enunciados em forma de perguntas e respostas. No grupo B obteve-se a concordância superior a 75% nas áreas e nos conteúdos dos enunciados. Conclusão: A seleção do conteúdo a integrar o jogo é fundamental. A concordância obtida evidencia a importância dos temas eleitos e a adequação à finalidade que será testada posteriormente