Author(s):
Pacheco, Carla Renata da Silva ; Primo, Cândida Caniçali ; Fioresi, Mirian ; Sequeira, Carlos ; Nascimento, Luciana de Cássia Nunes ; Lopes, Andressa Bolsoni ; Sipolatti, Walckiria Garcia Romero
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/41930
Origin: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Subject(s): Tecnologia educacional; Hemofilia A; Administração intravenosa; Assistência domiciliar; Materiais de ensino
Description
Objetivo: Elaborar e validar tecnologias educativas para o cuidado domiciliar de pessoas com hemofilia em infusão endovenosa do fator de coagulação. Método: Estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: elaboração de tecnologias educativas, avaliação de conteúdo e aparência por juízes e apreciação por pessoas com hemofilia. As tecnologias educativas − cartilha e infográfico − foram elaboradas mediante revisão de literatura. Na etapa de avaliação com juízes, foi utilizada a técnica Delphi em duas rodadas, por meio do Índice de Validade de Conteúdo, concordância superior a 0,80 em relação a clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Na avaliação com o público-alvo, foi considerado o nível de concordância de respostas positivas maior ou igual a 80% nos itens de organização, o estilo de escrita, a aparência e a motivação para a leitura. Resultados: A cartilha apresentou índice de validade de conteúdo global de 0,88 na primeira rodada e 0,98 na segunda; e o infográfico, 0,88 na primeira rodada e 0,97 na segunda. Na apreciação das tecnologias educativas pelo público-alvo, o nível de concordância das respostas positivas foi superior a 80%. Conclusão: Este estudo elaborou tecnologias educativas, cartilha e infográfico, que poderão contribuir com a adesão ao tratamento e promoção do cuidado, por meio de padronização das orientações às pessoas com hemofilia em infusão endovenosa domiciliar.