Document details

Construção de um sistema de modelos para simulação computacional da limitação natural de pragas

Author(s): Paz, Maria Catarina ; Barreira, Raquel ; Amaro, Luís ; Sousa, José Paulo ; Benhadi-Marín, Jacinto ; Rasko, Mykola ; Silva, António Alves da ; Alves, Joana ; Mina, Ruben ; Chuhutin, Andrey ; Duan, Xiaodong ; Topping, Christopher John ; Santos, Sónia A.P.

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/43247

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Olival; Bactrocera oleae; Haplodrassus rufipes; ALMaSS; Simulação computacional; Olive grove; Computational simulation


Description

A limitação natural de pragas é um serviço de ecossistema que deve ser promovido nos sistemas agrícolas, já que pode ser usada como alternativa, ou complementarmente, à aplicação de pesticidas. Consiste no consumo das pragas pelos seus inimigos naturais e pode ser promovida através do estabelecimento de componentes paisagísticas que forneçam, a estes inimigos das pragas, alimento alternativo e refúgio, para além da aplicação de práticas agrícolas sustentáveis. No entanto, o delineamento de uma estratégia eficaz de limitação natural de pragas está dependente da caracterização detalhada dos comportamentos dos animais que fazem parte dessa cadeia trófica, nomeadamente, das pragas e dos seus predadores, o que pode ser feito através de simulações computacionais. Neste contexto, e no âmbito do projeto OLIVESIM, estamos a construir um sistema de modelos para simular a biologia e o comportamento de duas espécies de artrópodes (1) a mosca-da-azeitona, Bactrocera oleae (Rossi), praga chave da oliveira, e (2) a aranha de solo, Haplodrassus rufipes (Lucas), um dos potenciais predadores da praga, e as suas interações com a paisagem selecionada para realizar este estudo, localizada na região de Trás-os-Montes (Mirandela, Portugal) e caracterizada fundamentalmente por olival tradicional. Para isso, está a ser utilizado o sistema ALMaSS (Animal, Landscape and Man Simulation System), que recebe inputs diários de variáveis climáticas e também de ações de gestão agrícola, e que é calibrado com dados sobre abundância quantitativa e qualitativa de animais. Neste simpósio focamo-nos nestes dois modelos, mostrando também o estado atual deste trabalho.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents