Autor(es): Fernandes, J.L. ; Andrade, C. ; Ferreira, Inês
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/43531
Origem: Instituto Superior Politécnico Gaya
Assunto(s): expectativas; receios; ensino superior; estudantes; pandemia
Autor(es): Fernandes, J.L. ; Andrade, C. ; Ferreira, Inês
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/43531
Origem: Instituto Superior Politécnico Gaya
Assunto(s): expectativas; receios; ensino superior; estudantes; pandemia
A pandemia exacerbou os desafios enfrentados pelos estudantes que ingressam no ensino superior. Este estudo, de natureza qualitativa e cariz exploratório, teve como objetivo contribuir para o conhecimento das expectativas e dos receios de dois grupos de estudantes (n=90) que ingressaram no ensino superior durante a pandemia. Os dados foram recolhidos com recurso à versão portuguesa do Hopes and Fears Questionnaire. A análise dos resultados identificou diferenças ao nível das expectativas e dos receios dos estudantes inquiridos, nomeadamente nos domínios educação, global/coletivo e realização pessoal. Concluiu‐se que os estudantes expressaram mais receios do que expectativas em relação ao seu futuro. Este estudo contribui para um melhor conhecimento sobre a transição e adaptação ao Ensino Superior em contexto de pandemia COVID‐19.