Autor(es): Alves, Tamara Cruz
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/44514
Origem: Instituto Politécnico de Coimbra
Assunto(s): Expressão Plástica; Educação Artística; Emoções
Autor(es): Alves, Tamara Cruz
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/44514
Origem: Instituto Politécnico de Coimbra
Assunto(s): Expressão Plástica; Educação Artística; Emoções
As emoções têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança pelo que é necessário criar um ambiente emocionalmente favorável para a aprendizagem. A arte no contexto educacional prepara as crianças para a cidadania consciente, crítica e participativa, a qual facilita a compreensão do mundo, reforçando e potencializando o crescimento das aptidões e competências de cada um dos alunos. As expressões artísticas permitem exteriorizar sentimentos e emoções, desenvolvendo a sensibilidade e a afetividade das crianças. A educação artística é indispensável ao desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, articulando a imaginação com a razão e a emoção. O objetivo principal visa incentivar as crianças a expressar as suas emoções e entendê-las, utilizando a expressão plástica para tal. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza qualitativa, inicialmente, através de observação direta e questionário de gostos e interesses no Centro Escolar, na turma do 4.º ano, composta por 23 alunos, com 9 anos de idade. Posteriormente, foi desenvolvido um projeto de intervenção pedagógica. Os resultados do projeto foram avaliados através de um questionário com 4 questões de resposta fechada. Concluiu-se que o projeto de intervenção pedagógica permitiu que a turma percebesse a importância da expressão das suas emoções e da facilidade em fazêlo.