Document details

As dimensões do erro de escrita: o que analisar e como?

Author(s): Alves, Dina Caetano

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/45102

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Escrita; Erro de escrita; Semiologia do erro; Tipologia e classificação de erros de escrita; Writing; Writing error; Error semiology; Typology and classification of writing errors


Description

A escrita é uma competência geralmente aprendida em contexto escolar, que recruta sobretudo competências fonológicas na fase da codificação de palavras e competências sintáticas na fase de produção de textos. Neste artigo, foca-se o nível elementar da escrita, nomeadamente os erros observáveis nas palavras que os escreventes comummente cometem em fase inicial do processo de alfabetiza- ção. Recordam-se as duas grandes categorias ortográficas descritas na literatura, a natural e a arbitrária, admitindo-se a existência de uma dimensão fonológica e ortográfica da escrita (escrita adequada do grafema e do ortografema, respetiva- mente), como também gráfica (escrita adequada da letra). Estas categorias esten- dem-se ao conceito de análise semiológica do erro, reconhecendo que alguns erros de escrita são gráficos, fonológicos (ou genericamente linguísticos) e/ou ortográficos. Esta tipologia é integrada e amplamente aprofundada na grelha de análise de erros de escrita TEE-GA (Alves & Reis, 2022), cuja primeira versão data de 2009 (Alves, 2009).

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents