Autor(es):
Boal, Ana Catarina Alexandre
Data: 2021
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/45562
Origem: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Assunto(s): Enfermagem obstétrica; Cuidados de enfermagem; Promoção da saúde; Parentalidade
Descrição
O presente relatório pretende demonstrar o percurso de aprendizagem enquanto estudante do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia através de uma análise crítica e reflexiva acerca das atividades realizadas ao longo do ensino clínico. Por forma a atingir as competências definidas para o ensino clínico, foi delineada a seguinte finalidade: desenvolver competências na prestação de cuidados especializados à mulher/recém-nascido/família, durante os diferentes estádios do trabalho de parto, puerpério e período neonatal. Simultaneamente aos objetivos traçados com o fim de alcançar as competências de EEESMO definidas pela OE foi ainda elaborado um objetivo específico correspondente à temática de interesse da estudante, “Dificuldades Parentais no Pós-Parto: Intervenção do Enfermeiro Obstetra na Transição e Parentalidade”, sendo o mesmo: desenvolver competências a nível das intervenções do EEESMO na promoção da transição para a parentalidade saudável. Em cada um dos objetivos, foi ainda incluída uma análise referente aos descritores de Dublin, os quais definem as competências a desenvolver para a atribuição do grau de mestre. A transição para a parentalidade, é uma fase do ciclo familiar em que o casal experimenta muitas mudanças, sendo, no entanto, no período pós-parto que surgem as maiores dificuldades levando à necessidade de aquisição de novas competências. (Gama, E., 2014). Tendo por base os aspetos referidos anteriormente, definiu-se a seguinte questão de investigação: “Quais as intervenções do EEESMO no pós-parto que promovem uma transição para a parentalidade saudável?” Para dar resposta à questão, foram realizadas duas pesquisas na plataforma EBSCO Host entre 1 e 30 de março de 2019 e novamente entre 6 e 30 de maio de 2020, segundo Joanna Briggs Institute (2015), utilizando-se as bases de dados Medline with Full Text, CINAHL Plus with Full Text e Cochrane Database of systematic reviews. Após análise dos estudos elegíveis, comprova-se a importância do EEESMO na transição para a parentalidade e evidenciam-se algumas intervenções importantes apontadas pelos pais, as quais se procurou cruzar com as necessidades e interesses da população-alvo do local de EC. Como modelo conceptual, foi escolhida a Teoria das Transições de Afaf Meleis.