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Dificuldades parentais no pós-parto :

Author(s): Boal, Ana Catarina Alexandre

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/45562

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Enfermagem obstétrica; Cuidados de enfermagem; Promoção da saúde; Parentalidade


Description

O presente relatório pretende demonstrar o percurso de aprendizagem enquanto estudante do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia através de uma análise crítica e reflexiva acerca das atividades realizadas ao longo do ensino clínico. Por forma a atingir as competências definidas para o ensino clínico, foi delineada a seguinte finalidade: desenvolver competências na prestação de cuidados especializados à mulher/recém-nascido/família, durante os diferentes estádios do trabalho de parto, puerpério e período neonatal. Simultaneamente aos objetivos traçados com o fim de alcançar as competências de EEESMO definidas pela OE foi ainda elaborado um objetivo específico correspondente à temática de interesse da estudante, “Dificuldades Parentais no Pós-Parto: Intervenção do Enfermeiro Obstetra na Transição e Parentalidade”, sendo o mesmo: desenvolver competências a nível das intervenções do EEESMO na promoção da transição para a parentalidade saudável. Em cada um dos objetivos, foi ainda incluída uma análise referente aos descritores de Dublin, os quais definem as competências a desenvolver para a atribuição do grau de mestre. A transição para a parentalidade, é uma fase do ciclo familiar em que o casal experimenta muitas mudanças, sendo, no entanto, no período pós-parto que surgem as maiores dificuldades levando à necessidade de aquisição de novas competências. (Gama, E., 2014). Tendo por base os aspetos referidos anteriormente, definiu-se a seguinte questão de investigação: “Quais as intervenções do EEESMO no pós-parto que promovem uma transição para a parentalidade saudável?” Para dar resposta à questão, foram realizadas duas pesquisas na plataforma EBSCO Host entre 1 e 30 de março de 2019 e novamente entre 6 e 30 de maio de 2020, segundo Joanna Briggs Institute (2015), utilizando-se as bases de dados Medline with Full Text, CINAHL Plus with Full Text e Cochrane Database of systematic reviews. Após análise dos estudos elegíveis, comprova-se a importância do EEESMO na transição para a parentalidade e evidenciam-se algumas intervenções importantes apontadas pelos pais, as quais se procurou cruzar com as necessidades e interesses da população-alvo do local de EC. Como modelo conceptual, foi escolhida a Teoria das Transições de Afaf Meleis.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum; Serra, Isabel Maria Gordinho de Rogado; Soares, Irene Maria Trindade
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