Autor(es):
Freitas, Yelitza Aveiro ; Pinto, Ricardo ; Rato, Virgílio ; Gomes, Ana ; M. L. Martins, Fernando
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/46922
Origem: Instituto Politécnico de Coimbra
Assunto(s): Artefactos Digitais; Operações Aritméticas; Matemática Elementar; Aprendizagem Colaborativa; Digital Artfacts; Arithmetic Operations; Elementary Mathematics; Collaborative Learning
Descrição
Este artigo foca-se no uso da plataforma Hypatiamat na prática letiva de uma professora estagiária como objetivo de promover a compreensão e de superar as dificuldades observadas nos alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os sentidos da multiplicação. Apresenta-se a implementação das cinco sessões que integraram a applet Multiplicação da plataforma Hypatiamat. Os resultados confirmam que a integração da plataforma Hypatiamat na prática educativa contribuiu para a compreensão e aprofundamento dos conhecimentos relacionados com os sentidos da multiplicação de alguns alunos. Discutem-se algumas dificuldades sentidas pela professora estagiária na gestão simultânea do comportamento e dificuldades dos alunos, que poderão ter interferido nos resultados e deverão ser consideradas em intervenções futuras.