Autor(es):
Zanchetta, Margareth Santos ; Medeiros, Marcelo ; Carvalho, José Carlos ; Baixinho, Cristina Rosa Soares Lavareda ; Primo, Cândida Caniçali ; Chaves, Manuel Carlos Rodrigues Fernandes ; Gouveia, Márcia Teles de Oliveira ; Girardon-Perlini, Nara Marilene Oliveira ; Rocha, Cristianne Maria Famer ; Costa, Edwaldo ; Santos, Walterlânia Silva ; Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/47205
Origem: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Assunto(s): Difusão de Inovação; Enfermagem; Sociedades de Enfermagem; Escolas de Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem
Descrição
Objetivo Descrever o exercício conceitual de reflexão sobre as possibilidades e particularidades da participação das Escolas de Enfermagem e Faculdades de Enfermagem lusófonas na Rede de Conhecimentos em Enfermagem. Método Análise das informações obtidas em um levantamento de recursos institucionais de acordo com o marco conceitual proposto por Prug e Prusak sobre rede de conhecimentos. A ponderação de aspectos positivos e negativos - analisando o aprendizado com as informações - levou em consideração as possíveis soluções para um plano de ação. Resultados Tanto nas ações institucionais para suportar a pesquisa em Enfermagem como nos benefícios almejados com a participação na Rede existe o interesse na internacionalização da pesquisa e no trabalho colaborativo. Com a ampliação dos horizontes da ciência da Enfermagem lusófona, este trabalho visa aumentar o impacto da pesquisa e agilizar a divulgação e a utilização dos resultados, tanto na educação como na clínica. Conclusão e Implicações para a prática A participação das referidas instituições oferece inúmeras possibilidades de demonstrar originalidade, criatividade e perícia de sua prática docente e de pesquisa, favorecendo o compartilhamento de ideias e práticas. A prática de produção científica, por docentes e discentes, pode ser aprimorada pelo refinamento de modos de pensar, criar, produzir e disseminar.